Pregação do pastor Jonas Madureira de mesmo nome.
O pastor Jonas nos apresenta duas palavras que são usadas para descrever carne e espírito: Bazar e Ruach. Essas palavras eram usadas no vocabulário comum dos hebreus, e refletem a dinâmica da vida que eles acreditavam. Para um judeu Bazar significa algo vivo, algo que respira e tem vida dentro dele. Mas também significava algo efêmero, passageiro, transitório. Isaías 40.6 fala que toda carne é erva, ou seja, é passageira, frágil e pequena. Bazar só tem vida se o vento de Deus estiver dentro dele. Esse vento seria Ruar que, para o hebreu, é o folego que sai quando se respira. Ruar, no antigo testamento, tem a característica de criar "O Espírito de Deus pairava sobre o abismo", mudar a natureza "Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas" e de conduzir como no caso de Jesus na tentação do deserto "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentando". Também havia um consenso de que esse espírito Ruar era o espírito de Deus como Paulo afirma em várias passagens de suas cartas o mesmo tratamento de Deus para com o Espírito, ou seja, o Espírito Santo não é uma força ou uma energia universal, mas sim uma pessoa.
As obras do Espírito Santo são de fazer Jesus conhecido (O Espírito Santo nos entrega toda a verdade. Não só a verdade em Jesus, mas toda a verdade do mundo, até mesmo aos não cristãos. Todo verdadeiro conhecimento vem de Deus), glorificar a Deus (portanto se temos o Espírito Santo em nós, temos que glorifica-lo, pois ele habita e atua em nós), e ilumina Jesus para que o vejamos ao mesmo tempo que ele nos ilumina para que nós nos conhecer.
O pastor Jonas nos fala também do ministério do Espírito Santo que é o ministério do holoforte. O Espírito só aponta para Cristo e não a si próprio. Ele não rouba a glória de Jesus, mas o glorifica. Esse também é o nosso ministério. Todas essas obras são nada mais nada menos que o batismo com o Espírito Santo. Portanto o homem foi criado para glorificar a Deus e ter prazer em Sua presença e o Espírito Santo regenera o homem para que ele realize o seu propósito inicial.
O pastor Jonas depois nos explica sobre o enchimento ou plenitude no Espírito Santo. Ter plenitude no Espírito Santo é ter a alegria e o prazer de ser um filho de Deus e de ter o conhecimento sobre Deus. É uma obra constante na vida do cristão e algo que somente Deus dá, conciliando com a vontade e aa busca humana pelo Espírito.
Já os dons espirituais foram feitos para a edificação da igreja. Jonas volta a esclarecer que a maior obra do Espírito Santo é a de nos fazer conhecer a Cristo. Ela afeta a nossa inteligência e esclarece o Salvador para nós. Portanto se algum dom espiritual estiver apontando para qualquer direção mesnos para Cristo, esse dom não vem da parte do Espírito.
Não existe cristão sem o Espírito Santo. Somos selados com o Espírito Santo apartir do momento em que cremos em Cristo Jesus como nosso único salvador, já que só podemos quer que ele nos justificou se ele antes regenerou o nosso coração.
O homem é nefesh. É fome e sede. Em Gênesis 2.7 diz que o homem é nefesh vivente. Fome e sede vivente. Essa fome e sede só pode ser preenchida por Deus. O vazio em nós é do tamanho de Deus. O problema do homem não é ele ser nefesh, ou seja, ele ter fome ou sede. O problema é ele querer se saciar em outra fonte sem ser a fonte da vida eterna, Jesus. É dai que nasce a idolatria.
"Avivamento não é para os ímpios, mas uma realidade da comunidade da igreja. Pedras não foram feitas para serem avivadas, pois nunca tiveram vida e nunca terão. Folhas secas já tiveram vida".
Jonas encerra o curso falando sobre a relação entre a idolatria e a frieza espiritual. Um idolo é tudo aquilo que prendeu seu coração. O problema da idolatria é que o idolo nunca vai suprir a fome que a nefesh tem. Se sua esposa é seu idolo ela nunca será amada como uma mulher, mas como ídolo. Se o seu ídolo é o seu filho ele nunca será amado como filho, mas como ídolo. Eles nunca conseguiram satisfazer as expectativas que você tem deles, pois somente Deus é perfeito. No momento em que você perder a sua esposa, sua vida não terá sentido. Se você perder o seu filho, você não mais sentirá prazer em viver. Mas se você amar a Deus sobre todas as coisas, suas paixões por todas as coisas do mundo será equilibrado.
A consequência da idolatria nada mais é do que a ignorância espiritual e a frieza espiritual, já que nos tornamos aquilo que nós adoramos como diz Isaías 6.
O coração na palavra de Deus no antigo testamento, lebab significa pensamento e vontade. Ele é o centro da tua vida. Se você tem um ídolo ele está em seu coração porque o ídolo é o seu tesouro. É o nosso coração que vai decidir para onde toda a nossa nefesh vai ser canalizada. É por isso que o coração é uma fábrica de ídolos.
E o povo que estava morto em sua idolatria só é avivado pelo meio pela palavra. É pela palavra que os corações dos crentes se torna como árvores perto da águas de vida. Avivamento é palavra de Deus.
Comentários
Postar um comentário